terça-feira, 9 de agosto de 2011

Consciência Corporal


Todo Pilatista concorda que a prática do método desperta a consciência corporal. Mas como isso acontece? Como se aprende novas habilidades motoras? Como aquele exercício difícil se torna mais fácil? Como antes eu não percebia meus ombros desnecessariamente elevados, meu pescoço desnecessariamente tenso e agora percebo melhor meu próprio corpo e a pró já não me diz tanto “abaixe o ombro”, “cresça a coluna”,”relaxe a testa”?

Segundo a PMA (Pilates Method Alliance), o aprendiz de novas habilidades começa no estágio de INCOMPETENCIA INCONSCIENTE. Nesse estágio, o aprendiz não tem noção alguma de qualquer deficiência e não se dá conta da relevância da habilidade que não tem. Por isso mesmo, não tem interesse algum em aprender algo que ele sequer sabe que não sabe, que existe ou que é importante saber. O aprendiz deve se tornar consciente de sua incompetência antes do processo de aprendizagem ter início.

Daí, o aprendiz se dá conta da existência e importância da habilidade e de que não a tem. Percebe sua deficiência. Compromete-se a aprender e a praticar. Está aberto e motivado. Esse é o estágio da INCOMPETENCIA CONSCIENTE.

Quando consegue mostrar que pode executar o que aprendeu sem assistência, mas ainda precisa pensar antes de agir, a habilidade ainda não está automatizada, ainda não é uma segunda natureza, o aprendiz está no estágio da COMPETENCIA CONSCIENTE.

E por fim, o último estágio, que pode ser exemplificado com atividades como dirigir, ouvir e se comunicar. O aprendiz pode executar a tarefa enquanto faz outra coisa. Pode não estar apto a ensinar alguém a habilidade aprendida, ou até mesmo ter dificuldade de explicar exatamente como fazer , porque a habilidade se tornou algo “natural”: este estágio é a COMPETENCIA INCONSCIENTE.

E você, Pilatista, em que estágio está?