Faça Pilates. Pratique Saúde

10 razoes para começar
  1. Acabar com o sedentarismo. Fazer algum exercício físico é importante. O sedentarismo é responsável por 6% das mortes globais, sabia? Ser sedentário significa pertencer a um grupo de risco. Aumenta muito as chances de desenvolver inúmeras doenças, como diabetes, hipertensao, problemas cardíacos, obesidade...
  2. Manter ou melhorar sua flexibilidade. Com o passar do tempo, sem a prática de exercícios de alongamento, nos tornamos cada vez mais rígidos. Essa rigidez limita nossos movimentos e provoca compensaçoes que comprometem o nosso bem estar, com dores, desconforto e desarmonia do nosso corpo. 
  3. Ganhar força. Músculos fortes nao só garantem a nossa autonomia como sao fundamentais para evitar a osteoporose. Musculos fracos nao exercem traçao suficiente sobre nossos ossos, que sem esse estímulo se tornam cada vez mais fracos.
  4. Melhorar a postura. Grande parte dos desvios na coluna sao causados por hábitos posturais inadequados. Infelizmente nao nos ensinaram na escola a ter uma boa postura e fomos crescendo assim, sem pensar muito nisso. 
  5. Desenvolver a consciencia corporal. Movimentar-se de forma o mais consciente possível. Isso faz com que percebamos se nossa postura está alinhada durante a execuçao de qualquer atividade sem precisar de um espelho. Assim, podemos nos autocorrigir e evitar dores causadas por posturas ou movimentos inadequados.
  6. Melhorar a coordenaçao motora. O controle motor está vinculado a execuçao de movimentos com fluidez, elegancia e economia de energia.
  7. Melhorar o tonus muscular. Diminuir a flacidez do bumbum, do músculo do tchau e do abdomen nao é so uma questao de estética. O abdomen atua como um cinturao que estabiliza a nossa coluna lombar. Se esse cinturao está frouxo, a estabilizaçao é ineficiente e a coluna apresenta uma hipermobilidade que pode trazer lesoes.
  8. Aliviar dores. Muitas pessoas relatam o alívio de dores em decorrencia da adesao ao Pilates. Isso ocorre porque a execuçao dos movimentos contribui para melhor lubrificaçao das articulaçoes, o ganho de força na musculatura profunda que tem funçao estabilizadora torna os movimentos mais eficientes e aprende-se a usar o músculo certo para cada movimento.
  9. Relaxar. A prática de exercicios, de alongamento e da respiraçao consciente promove a liberaçao de substancias pelo nosso organismo que provocam a sensaçao de prazer e relaxamento.
  10. Se divertir. O repertório de exercícios do pilates é imenso. As aulas variam bastante com o uso de equipamentos e acessórios como bolas de diferentes tamanhos. Nao há monotonia nem infinitas repetiçoes de um mesmo exercício.