sábado, 24 de dezembro de 2011

Conhecendo o profissional que você escolheu para ser seu professor de Pilates


Sempre escolhemos o profissional que vai nos orientar durante o exercício físico que preferimos fazer. Às vezes, escolhemos pensando apenas no preço ou na próximidade de nossa casa. Esses fatores são realmente muito importantes, pois se a localizaçao é conveniente e o valor acessível, isso aumenta as chances de nos mantermos na atividade, evitando interromper o treinamento, nos mantendo ativos sempre. Mas quase sempre não sabemos muita coisa sobre a formação profissional daquele que nos orienta. Fazemos nossa escolha pela "afinidade" com o professor ou confiamos que "se a academia o contratou é porque ele está qualificado".
Pensando nisso, e nas poucas oportunidades que temos durante as aulas para me apresentar com mais detalhes, decidi usar o espaço do blog para responder as perguntas que tenham sobre a minha formação.

Especialmente quando trabalho como professora de Pilates, surgem dúvidas em relação a minha graduação, uma vez que diferente de outras modalidades, podem atuar como professores de Pilates os médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e professores de dança, além de professores de educação física.

Bom, sou graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFBa. Quando cursei essa faculdade, o curso de Educaçao Física ainda era um curso único. Hoje, há dois cursos: licenciatura e bacharelado, que se diferenciam pelos curriculos e ambientes de trabalho. Os licenciados atuam no ambiente escolar e os bacharéis no ambiente não escolar, como clubes e academias. Eu sou licenciada plena e posso atuar em ambos ambientes.

Antes de cursar Educação Física, eu cursei metade do curso de Psicologia na UFBa. Foi minha escolha quando concluí o ensino médio, mas que depois percebi que não era a profissão que queria ter. Mas com certeza, as disciplinas que cursei nesta ocasião influenciaram muito a minha atuação profissional.

Durante a graduaçao em Educação Física, fui contemplada com uma bolsa de estudos para cursar um semestre como aluna em intercambio em uma universidade nos Estados Unidos. O programa era "Incluindo pessoas com deficiencias na sociedade através da tecnologia assistiva". Cursei um semestre na Temple University, na Filadélfia, Pensilvania. Foi uma experiencia riquíssima.

Sou especialista em Pilates pela Corpore Pilates, dirigida pela querida Fafá Daltro. Quando concluí, era um dos três cursos reconhecidos pela ABAPI (os outros eram Atelier do Corpo e Physio Pilates). Hoje há muitos outros cursos na cidade, e a maioria nao submeteu o programa para avaliação da ABAPI.

Sou especialista em Prescrição do exercício físico para reabilitação cardíaca e grupos especiais, pela Universidade Gama Filho. Entre os grupos especiais estão os hipertensos, diabéticos, cardiopatas, idosos, crianças, obesos e pessoas com diversas patologias como cancer, AIDS, doenças articulares, psiquiátricas e muito mais. Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre os efeitos do método Pilates sobre a dor lombar.

Qualquer pergunta, entrem em contato pelo e-mail prodepilates@gmail.com ou perguntem durante as aulas.

Abraços a todos e todas
Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário