quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pilates como tratamento para incontinencia urinária


Vários estudos são feitos com o objetivo de provar ou medir os benefícios do método Pilates em pessoas sadias e em pessoas com enfermidades. Você sabia que a prática do método atua como um tratamento para incontinencia urinária? Isso mesmo.

O assunto ainda é tabu e não é fácil assumir o problema. Necessidade de ir ao banheiro imediatamente, perda de urina durante o sono ou depois de algum esforço como tossir ou pegar peso, não perceber que a bexiga está cheia são situações mais comuns do que se imagina, experimentadas por 15% a 30% das pessoas acima de 60 anos.

Além de remédios e intervenções cirúrgicas convencionais, o pilates pode ser uma alternativa de tratamento e prevenção à incontinência urinária ao trabalhar e fortalecer a musculatura pélvica - o que favorece um maior controle sobre o fluxo de urina.

Embora atinja todas as idades e ambos os sexos, as mulheres estão mais suscetíveis à doença, apresentando uma probabilidade duas vezes maior de desenvolvê-la. Entre pessoas acima de 70 anos, 50% das mulheres já tiveram episódios de incontinência. A musculatura mais forte, a uretra mais longa e a presença da próstata contribuem para os índices mais baixos entre os homens.

Pode-se ter excelentes resultados quando se utilizam exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico, adquirindo maior controle da urina. Essa musculatura tem um grande enfoque dentro do pilates, junto com a musculatura profunda do abdômen e o diafragma, formando nosso centro de força e estabilidade.

Pra saber mais acesse o link abaixo e leia o estudo de caso sobre os efeitos da prática do Pilates em duas mulheres idosas que apresentavam sintomas de incontinencia urinária.

http://www.simmetriapilates.com.br/artigos/downloads/T%C3%89CNICA%20DE%20PILATES%20NO%20TRATAMENTO%20DA%20INCONTIN%C3%8ANCIA%20URIN%C3%81RIA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário